SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Estados da Arte: aparando arestas na compreensão dessa modalidade de pesquisaA participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação Ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ALMEIDA, David Figueiredo de. As múltiplas ações dos animais e as possibilidades de abordagem interdisciplinar no Ensino de Biologia. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23035.  Epub 16-Ago-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230035.

Duas questões nortearam a pesquisa aqui descrita. Quais ações dos animais são percebidas por alunos de ensino médio? Até que ponto as ações percebidas contribuem para abordagens interdisciplinares no ensino de Biologia? As evidências vieram principalmente de questionários e entrevistas com alunos de escolas secundárias do entorno do grande e enigmático Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizado no extremo norte do Brasil. No cenário, apresentado a partir das questões de pesquisa e dos enunciados dos alunos, conclui-se que as múltiplas ações dos animais representam variadas possibilidades de abordagens interdisciplinares no ensino de Biologia. Nesse cenário, por exemplo, as abelhas não possuem apenas a ação clássica de carregar o grão de pólen de uma flor a outra. Também há ações aproveitadas pelos humanos em áreas diversas. Valorizar as múltiplas ações dos animais pode levar as discussões no ensino de Biologia para áreas como a Geografia, o Direito Ambiental, a Filosofia e as Artes Visuais.

Palabras clave : Ensino médio; Ensino de biologia; Abordagem interdisciplinar; Floresta tropical; Animais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )