SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Social actors’ involvement in discursive practices aimed at wellness- related in Environmental Education activitiesThe BioArt of Francisco Brennand Ceramic Workshop Institute: a study of the contributions to teaching and learning in Biological Sciences through the mediator’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MELO, Leonardo Wilezelek Soares de  and  OLIVEIRA, Moisés Alves de. Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23037.  Epub Sep 20, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230037.

Neste ensaio, objetivamos discutir a relação entre a obra de Bruno Latour e as concepções vinculadas ao pragmatismo. Consideramos os fundamentos ontológicos e metodológicos dessas perspectivas para empreender a tese de que a característica híbrida da abordagem latouriana tem bases importantes no projeto pragmatista de superação das dicotomias racionalistas e empiristas, bem como no entendimento das relações metodológicas entre objetos e práticas, em termos de ação. Como recorte, apontamos para a necessidade das discussões em torno das áreas de Educação, Didática e Ensino de Ciências considerarem essa relação como parte de uma influência que ultrapassa citações esporádicas ao longo da obra de Bruno Latour, estabelecendo-se enquanto parte fundamental de seu realismo pragmático e das abordagens da Teoria Ator-Rede e da Investigação dos Modos de Existência.

Keywords : Bruno Latour; Pragmatismo; Ontologia; Metodologia; Filosofia e educação; Educação científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )