SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação AmbientalA BioArte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand: um estudo sobre as contribuições para o ensino e a aprendizagem nas Ciências Biológicas por meio da perspectiva dos mediadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MELO, Leonardo Wilezelek Soares de  e  OLIVEIRA, Moisés Alves de. Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23037.  Epub 20-Set-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230037.

Neste ensaio, objetivamos discutir a relação entre a obra de Bruno Latour e as concepções vinculadas ao pragmatismo. Consideramos os fundamentos ontológicos e metodológicos dessas perspectivas para empreender a tese de que a característica híbrida da abordagem latouriana tem bases importantes no projeto pragmatista de superação das dicotomias racionalistas e empiristas, bem como no entendimento das relações metodológicas entre objetos e práticas, em termos de ação. Como recorte, apontamos para a necessidade das discussões em torno das áreas de Educação, Didática e Ensino de Ciências considerarem essa relação como parte de uma influência que ultrapassa citações esporádicas ao longo da obra de Bruno Latour, estabelecendo-se enquanto parte fundamental de seu realismo pragmático e das abordagens da Teoria Ator-Rede e da Investigação dos Modos de Existência.

Palavras-chave : Bruno Latour; Pragmatismo; Ontologia; Metodologia; Filosofia e educação; Educação científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )