SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A pragmatic reading of Bruno Latour’s work and the implications for Science EducationAutomated test generation and personalized answer keys: implementation and application in Analytical Geometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Anderson Thiago Monteiro da; FRANCA, Suzane Bezerra de  and  NEVES, Ricardo Ferreira das. A BioArte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand: um estudo sobre as contribuições para o ensino e a aprendizagem nas Ciências Biológicas por meio da perspectiva dos mediadores. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23038.  Epub Sep 20, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230038.

Este estudo objetivou analisar contribuições da BioArte (produções interdisciplinares entre Biologia e Arte) para o processo de ensino e de aprendizagem de Ciências e de Biologia no Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand. Assim, foi conduzida uma pesquisa de campo que contou com atores sociais pertencentes ao quadro de pessoal do Instituto, os quais participaram de entrevistas estruturadas, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. Verificou-se que diversos elementos da BioArte estão presentes nas obras cerâmicas do artista, contemplando vários conteúdos e temas da Biologia, como: Anatomia, Botânica e Ecologia, nas instalações artísticas do Museu. Dessa maneira, a BioArte está fortemente imbricada no legado de Brennand, constituindo objeto de interesse para o ensino e a aprendizagem nas ciências biológicas. Por fim, espera-se, a partir deste estudo, promover a educação científica em Espaços Não Formais, como os museus e os centros de ciências.

Keywords : Ensino de biologia; Espaços não formais; Biologia e arte; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )