SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em CiênciasGeração automatizada de provas e gabaritos individualizados: implementação e aplicação na disciplina de Geometria Analítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA, Anderson Thiago Monteiro da; FRANCA, Suzane Bezerra de  y  NEVES, Ricardo Ferreira das. A BioArte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand: um estudo sobre as contribuições para o ensino e a aprendizagem nas Ciências Biológicas por meio da perspectiva dos mediadores. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23038.  Epub 20-Sep-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230038.

Este estudo objetivou analisar contribuições da BioArte (produções interdisciplinares entre Biologia e Arte) para o processo de ensino e de aprendizagem de Ciências e de Biologia no Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand. Assim, foi conduzida uma pesquisa de campo que contou com atores sociais pertencentes ao quadro de pessoal do Instituto, os quais participaram de entrevistas estruturadas, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. Verificou-se que diversos elementos da BioArte estão presentes nas obras cerâmicas do artista, contemplando vários conteúdos e temas da Biologia, como: Anatomia, Botânica e Ecologia, nas instalações artísticas do Museu. Dessa maneira, a BioArte está fortemente imbricada no legado de Brennand, constituindo objeto de interesse para o ensino e a aprendizagem nas ciências biológicas. Por fim, espera-se, a partir deste estudo, promover a educação científica em Espaços Não Formais, como os museus e os centros de ciências.

Palabras clave : Ensino de biologia; Espaços não formais; Biologia e arte; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )