SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The BioArt of Francisco Brennand Ceramic Workshop Institute: a study of the contributions to teaching and learning in Biological Sciences through the mediator’s perspectiveThe use of animals in veterinary medicine education in Brazil: students’ perspectives and the right to conscientious objection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RIBEIRO, Daniel Gomes  and  PAREDES, Kitylla Gevezier. Geração automatizada de provas e gabaritos individualizados: implementação e aplicação na disciplina de Geometria Analítica. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23039.  Epub Sep 20, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230039.

O desafio de garantir integridade acadêmica na avaliação a distância tornou-se tema emergente com a remotização do ensino no período de pandemia. Uma abordagem que pode dificultar a cópia de respostas e incentivar o desenvolvimento individual de soluções de questões em instrumentos avaliativos é a individualização de questões. Para tanto, a automação pode ser uma grande aliada, de modo a ser possível gerar enunciados e gabaritos distintos por meio de constantes e variáveis. Este trabalho disserta sobre uma experiência de automação na geração de provas individualizadas no período de ensino emergencial. A abordagem parece ter atenuado, entre os alunos, de cópia de soluções e respostas, ou a obtenção destas na internet ou em livros didáticos. Ainda, a experiência pode ser vista como uma tentativa de solução multifatorial, em um contexto complexo, indicando a viabilidade para o desenvolvimento de um framework capaz de atender também a outros domínios do conhecimento e seus segmentos.

Keywords : Educação a distância; Tecnologia educacional; Automação; Avaliação da aprendizagem; Elaboração de provas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )