SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Automated test generation and personalized answer keys: implementation and application in Analytical GeometryThe potential for communication and scientific literacy of a Forensic Science comic book author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CORDEIRO, Carolina Trochmann; CRUZ, Matheus Barbosa Gomes  and  STEDILE, Simone Tostes de Oliveira. Uso de animais no ensino da medicina veterinária no Brasil: concepção por parte dos discentes e uso do direito de objeção de consciência. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23040.  Epub Sep 20, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230040.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de animais no ensino da Medicina Veterinária no Brasil, do ponto de vista de discentes e egressos. Por meio de questionário online, foram abordados tópicos sobre desconforto frente aulas e pesquisas, direito de objeção de consciência e uso de métodos alternativos de ensino, respondido por 523 discentes e 414 egressos, de instituições públicas e particulares. Verificou-se que atualmente há maior oferta de disciplinas sobre direitos dos animais, bem-estar animal e/ou bioética, porém, há maior vivência de desconforto, com influência direta sobre o aprendizado. O conhecimento da objeção de consciência é baixo. Dos indivíduos objetores, apenas a minoria enfrentou dificuldades, mas foi significativo o receio de prejuízos decorrentes de suas manifestações. Diversos métodos alternativos de ensino são utilizados e o aprendizado com eles tem aprovação por discentes, apesar de ainda haver professores que se opõem a seu uso.

Keywords : Ensino de medicina veterinária; Discentes; Direito dos animais; Educação humanitária; Bioética; Bem estar animal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )