SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The potential for communication and scientific literacy of a Forensic Science comic bookDesign Thinking applied as a methodology for solving problems in Chemistry teaching: a case study based on an environmental problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUSA, Maria Izabel Barbosa de  and  FARIAS, Sidilene Aquino de. Currículo de formação inicial de professores de Matemática e a construção do repertório profissional. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23042.  Epub Sep 20, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230042.

Diante das demandas socioculturais que perpassam pela Educação, a formação e a prática pedagógica do professor de Matemática precisam ser reavaliadas constantemente, questionando-se os conhecimentos necessários para atualizar esse profissional. Nesse contexto, o objetivo deste estudo consistiu-se em analisar a mobilização de conhecimentos docentes, à luz do Modelo de Formação de Professores de Lee Shulman, nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática de três Instituições de Educação Superior públicas localizadas na Região Norte do Brasil. Para tanto, realizou-se a Análise Documental dos Projetos Pedagógicos de Curso e das Matrizes Curriculares, mediante Análise Textual Discursiva. Os resultados sinalizam que os documentos integraram conhecimentos específicos, didático-pedagógicos, socioculturais e histórico-filosóficos em suas propostas, perspectiva que tangencia as categorias do construto de Shulman e estimula a construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Nesse aspecto, esses cursos propõem uma formação docente com vistas ao enfrentamento de situações adversas que emergem da prática pedagógica escolar.

Keywords : Formação inicial do professor; Ensino de matemática; Avaliação do currículo; Ensino superior; Prática pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )