SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The curriculum for the early education of Mathematics teachers and the construction of their professional repertoireMultimodal representations in basic education science classes: the role of informal representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA-NETO, Sebastião Luiz da  and  LEITE, Bruno Silva. Design Thinking aplicado como metodologia para a solução de problemas no ensino de Química: um estudo de caso a partir de uma problemática ambiental. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23043.  Epub Oct 02, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230043.

O Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa que auxilia no processo de construção do conhecimento, em que o estudante se torna ativo e o professor atua como mediador no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa objetivou analisar, por meio do DT como metodologia de ensino, as ações de estudantes do curso de licenciatura em Química de uma Universidade Federal, na sugestão de protótipos para resolução de uma problemática ambiental. Por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, a pesquisa foi realizada em três momentos, a fim de descrever o caminho percorrido pelos estudantes para a resolução dos problemas ambientais. Para análise dos dados, recorreu-se a elementos da Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstram que, durante o DT, os estudantes fizeram uso dos conhecimentos prévios, experiências pessoais, culturais, econômicas e sociais, além do conhecimento químico (em uma perspectiva ambiental), para a resolução do problema proposto.

Keywords : Ensino de química; Design thinking; Metodologia ativa; Problemática ambiental; Resolução de problemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )