SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Currículo de formação inicial de professores de Matemática e a construção do repertório profissionalRepresentações multimodais em aulas de Ciências da Educação Básica: o papel das representações informais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA-NETO, Sebastião Luiz da  y  LEITE, Bruno Silva. Design Thinking aplicado como metodologia para a solução de problemas no ensino de Química: um estudo de caso a partir de uma problemática ambiental. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23043.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230043.

O Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa que auxilia no processo de construção do conhecimento, em que o estudante se torna ativo e o professor atua como mediador no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa objetivou analisar, por meio do DT como metodologia de ensino, as ações de estudantes do curso de licenciatura em Química de uma Universidade Federal, na sugestão de protótipos para resolução de uma problemática ambiental. Por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, a pesquisa foi realizada em três momentos, a fim de descrever o caminho percorrido pelos estudantes para a resolução dos problemas ambientais. Para análise dos dados, recorreu-se a elementos da Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstram que, durante o DT, os estudantes fizeram uso dos conhecimentos prévios, experiências pessoais, culturais, econômicas e sociais, além do conhecimento químico (em uma perspectiva ambiental), para a resolução do problema proposto.

Palabras clave : Ensino de química; Design thinking; Metodologia ativa; Problemática ambiental; Resolução de problemas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )