SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Design Thinking aplicado como metodologia para a solução de problemas no ensino de Química: um estudo de caso a partir de uma problemática ambientalDenegrindo trajetórias acadêmicas: formação docente em Química e a Lei 10.639/2003 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BOTELHO, Maria Luiza Silva Tupy  y  QUADROS, Ana Luiza de. Representações multimodais em aulas de Ciências da Educação Básica: o papel das representações informais. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23044.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230044.

A Ciência tem se utilizado de diferentes representações no processo de produção e comunicação do conhecimento. No ensino de Ciências as representações são parte do processo cognitivo de aprendizagem de conceitos. Neste trabalho analisamos o papel das representações informais - balões de festa e representação com o corpo - na construção de significados, nas aulas de dois professores. Para aproximar o ensino de Ciências de práticas científicas autênticas, estudantes foram envolvidos na proposição, justificação, negociação e reelaboração de representações, processo esse denominado representações multimodais. Na análise segmentamos as aulas em episódios e transcrevemos aqueles em que as representações informais foram usadas. Observamos que os estudantes perceberam aspectos da representação que não haviam percebido com os desenhos, o que lhes permitiu tanto a reelaboração do desenho quanto um entendimento conceitual mais amplo. Isso traz implicações para o campo, uma vez que o ato de representar não pode ser considerado apenas um recurso periférico.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Representações; Construção de significados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )