SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Representações multimodais em aulas de Ciências da Educação Básica: o papel das representações informaisCompetencias científicas y modelización: estudio de un caso en la formación de docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis  e  BENITE, Anna Maria Canavarro. Denegrindo trajetórias acadêmicas: formação docente em Química e a Lei 10.639/2003. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23045.  Epub 02-Out-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230045.

O racismo que engendrou todo tipo de sofismas para difundir a tese de que a África e sua diáspora são constituídas de seres inferiores modulou um currículo que o produz e reproduz em sala de aula. Em contrapartida, as populações negras têm resistido. Na esteira desse movimento contra hegemônico, este artigo teve como objetivo conhecer e analisar o desenvolvimento e planejamento de uma intervenção pedagógica em um curso de formação de professores de Química, na disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências-Química, desenvolvida pelo Coletivo X. O trabalho, caracterizado como pesquisa-ação emancipatória, coligiu dados empíricos por registro fílmico, que foram analisados conforme elementos de uma análise bakhtiniana. Os resultados permitiram reconhecer a responsividade dos licenciandos nas discussões levantadas, a polifonia da natureza dos enunciados e concluir sobre uma habilidade afroperspectivista, que os docentes terão que desenvolver para denegrir o ensino de Química, denominada de polirracionalidade.

Palavras-chave : Ensino de química; Descolonização; Formação de professores; Polirracionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )