SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Vygotsky in science education research: the dialogue between past and future perspectivesIdeas over vaccination against Covid-19 contained in fake news: challenges for Science Education and Science Communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUSA, Lorrayne Evangelista de; TAVARES, Marina de Lima  and  VILAS-BOAS, Adlane. Uso de um inventário de conceitos de meiose para identificar concepções alternativas entre calouros e licenciandos de Ciências Biológicas. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23048.  Epub Nov 06, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230048.

A meiose é considerada um tópico persistentemente difícil para estudantes de diferentes níveis de ensino, sendo objeto de muitos relatos de entendimentos incorretos e concepções alternativas. Este é o primeiro trabalho a utilizar um Inventário de Conceitos de Meiose com estudantes de Biologia brasileiros para analisar a compreensão de conceitos genéticos elementares associados à meiose entre calouros e licenciandos veteranos. O desempenho geral no inventário foi semelhante para ambos os grupos, variando de baixo a médio. Observou-se que os estudantes compartilham concepções alternativas, especialmente sobre a disposição dos alelos gênicos nos cromossomos, estrutura dos cromossomos, ploidia celular, replicação do DNA e produtos da meiose. Entrevistas cognitivas com estudantes selecionados possibilitaram analisar como estes construíram suas respostas e explicações. Os resultados apontam para a necessidade de se enfatizar os conceitos discutidos neste trabalho no ensino de genética e citologia, bem como desenvolver novas estratégias de ensino.

Keywords : Ensino de genética; Ensino de biologia; Ciclo celular; Formação inicial do professor.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )