SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Vygotsky na pesquisa em Educação em Ciências: diálogo entre perspectivas passadas e tendências futurasQue ideias nos transmitem as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19? Desafios para o Ensino de Ciências e a divulgação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUSA, Lorrayne Evangelista de; TAVARES, Marina de Lima  e  VILAS-BOAS, Adlane. Uso de um inventário de conceitos de meiose para identificar concepções alternativas entre calouros e licenciandos de Ciências Biológicas. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23048.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230048.

A meiose é considerada um tópico persistentemente difícil para estudantes de diferentes níveis de ensino, sendo objeto de muitos relatos de entendimentos incorretos e concepções alternativas. Este é o primeiro trabalho a utilizar um Inventário de Conceitos de Meiose com estudantes de Biologia brasileiros para analisar a compreensão de conceitos genéticos elementares associados à meiose entre calouros e licenciandos veteranos. O desempenho geral no inventário foi semelhante para ambos os grupos, variando de baixo a médio. Observou-se que os estudantes compartilham concepções alternativas, especialmente sobre a disposição dos alelos gênicos nos cromossomos, estrutura dos cromossomos, ploidia celular, replicação do DNA e produtos da meiose. Entrevistas cognitivas com estudantes selecionados possibilitaram analisar como estes construíram suas respostas e explicações. Os resultados apontam para a necessidade de se enfatizar os conceitos discutidos neste trabalho no ensino de genética e citologia, bem como desenvolver novas estratégias de ensino.

Palavras-chave : Ensino de genética; Ensino de biologia; Ciclo celular; Formação inicial do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )