SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The use of a meiosis concept inventory to identify alternative conceptions among Biological Science first-year students and prospective teachersGender and initial training of science teachers: An approach from its epistemological rationalities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VENEU, Fernanda et al. Que ideias nos transmitem as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19? Desafios para o Ensino de Ciências e a divulgação científica. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23050.  Epub Nov 06, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230050.

O objetivo deste trabalho é investigar que ideias estão contidas nas fake news sobre as vacinas contra a Covid-19 que constam do serviço de checagem de notícias Fato ou Fake, pertencente às Organizações Globo, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021. O ano foi escolhido por conta dos registros da primeira vacinação no Brasil. Utilizamos a análise de conteúdo para categorizar e interpretar os textos encontrados. Das 285 notícias enganosas sobre a pandemia desmentidas pelo serviço no período analisado, 129 eram relacionadas às vacinas. Criamos, a posteriori, 13 categorias. As ideias mais recorrentes associavam os imunizantes a teorias da conspiração (26 textos) e ao óbito de quem se imunizava (20 textos).

Keywords : Ensino de química; Descolonização; Formação de professores; Polirracionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )