SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Gender and initial training of science teachers: An approach from its epistemological rationalitiesA learning progression for the development of scientific observation in preschool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OLIVEIRA, Laysla Caroline Rosa de; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de  and  GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi. O conceito de dialogicidade de Paulo Freire e as questões sociocientíficas na formação de professores dos anos iniciais sobre a presença de água no Sistema Solar. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23052.  Epub Nov 06, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230052.

Neste trabalho apresentamos as dificuldades e aprendizagens de pedagogos em formação inicial que participaram de um minicurso sobre Astronomia e Astrobiologia, na perspectiva da Educação por meio das questões sociocientíficas e o conceito de dialogicidade de Paulo Freire. Consideramos que esta pesquisa possui abordagem qualitativa, e os métodos de obtenção dos dados foram as gravações das aulas e os planos de aula elaborados pelas participantes. A análise de conteúdo realizada a partir dos conceitos teóricos trabalhados e dos dados obtidos proporcionou a criação de três dimensões: Conteúdo, Dialogicidade e Questão Sociocientífica. Os resultados apontam, principalmente, para a importância de oportunizar uma formação crítica em Ciências que incentive a dialogicidade, a autonomia de pensamento e a reflexão sobre temas científicos controversos a pedagogos em formação.

Keywords : Ensino de ciências; Formação de professores; Questões sociocientíficas; Astronomia; Astrobiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )