SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Género y formación inicial del profesorado de ciencias en Chile: una aproximación desde sus racionalidades epistemológicasUna progresión de aprendizaje para el desarrollo de la observación científica en preescolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

OLIVEIRA, Laysla Caroline Rosa de; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de  e  GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi. O conceito de dialogicidade de Paulo Freire e as questões sociocientíficas na formação de professores dos anos iniciais sobre a presença de água no Sistema Solar. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23052.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230052.

Neste trabalho apresentamos as dificuldades e aprendizagens de pedagogos em formação inicial que participaram de um minicurso sobre Astronomia e Astrobiologia, na perspectiva da Educação por meio das questões sociocientíficas e o conceito de dialogicidade de Paulo Freire. Consideramos que esta pesquisa possui abordagem qualitativa, e os métodos de obtenção dos dados foram as gravações das aulas e os planos de aula elaborados pelas participantes. A análise de conteúdo realizada a partir dos conceitos teóricos trabalhados e dos dados obtidos proporcionou a criação de três dimensões: Conteúdo, Dialogicidade e Questão Sociocientífica. Os resultados apontam, principalmente, para a importância de oportunizar uma formação crítica em Ciências que incentive a dialogicidade, a autonomia de pensamento e a reflexão sobre temas científicos controversos a pedagogos em formação.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Formação de professores; Questões sociocientíficas; Astronomia; Astrobiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )