SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A learning progression for the development of scientific observation in preschoolConstruction of a matrix for analyzing children’s literature for scientific and environmental education purposes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FERNANDES, Carlos Jorge da Silva Correia; PEREIRA, Bruno Michael da Silva  and  FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Representações artísticas e científicas: os Átomos de Hilma af Klint. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23054.  Epub Nov 06, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230054.

Este artigo analisou pinturas da série Átomos, de 1917, da artista sueca Hilma af Klint em termos das representações artísticas e científicas. Metodologicamente, apoiou-se em princípios da gramática do design visual. A discussão se ancorou na psicologia da arte e nos perfis conceituais sobre átomos. As representações artísticas dos Átomos de Klint demonstram complexidade e diversidade conceitual, incluindo visões sobre a natureza contínua e particulada da matéria, característica dual das partículas, interconversão energia-matéria, princípio da incerteza, níveis de energia e o éter como parte constituinte da matéria. As características artísticas se interconectam e produzem uma coexistência das zonas de perfis conceituais sensorialista, clássico e quântico, sendo o substancialista menos observado. As aproximações entre as aquarelas e as concepções científicas de átomos a partir da análise semiótica fornecem possibilidades de mediação artística, científica e histórico-social, podendo-se explorar a rota genética do desenvolvimento conceitual do átomo, comparando-se e contrapondo-se as representações.

Keywords : Arte e educação; Pinturas; Semiótica social; Psicologia da arte; Perfil conceitual; Átomos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )