Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
ALMEIDA, Milena Galvani Rodrigues de et al. Ensino de Astronomia na perspectiva da Educação Inclusiva a partir do levantamento sobre a produção bibliográfica no SNEA. Ciência educ. [online]. 2024, vol.30, e24043. Epub 07-Out-2024. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320240043.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a inclusão é abordada nos trabalhos acadêmicos apresentados no Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA). Dessa forma, foram selecionados trabalhos de Comunicação Oral e Comunicação de Painel nos Anais das edições entre 2011 e 2018. Esses trabalhos foram analisados teoricamente, buscando identificar se a inclusão de alunos com deficiência foi abordada e de que forma foi tratada em relação ao Ensino de Astronomia. A análise de conteúdo foi utilizada na elaboração das categorias de abordagem: inclusão vinculada à especificidade do indivíduo/deficiência, ou, relação com a inclusão relacionada à cultura, para a elaboração dos descritores: espaço e nível de ensino, tipo de inclusão, origem da pesquisa e conteúdo da disciplina de Astronomia. Os resultados apontam a necessidade de estudos que abordem o Ensino de Astronomia para os estudantes público-alvo da Educação Especial, visando suprir as lacunas identificadas nesta investigação.
Palavras-chave : Ensino de astronomia; Educação inclusiva; Minoria cultural; Pesquisa bibliográfica; Revisão de literatura.