SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Environmental education and the relationship between human and non-human animals: a study based on international journalsCOVID-19 and the post-truth era: A necessary discussion for science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PEREIRA, Sandy Aparecida  and  GODOY, Elenilton Vieira. O assentamento de Exu em favor da educação matemática decolonial. Ciência educ. [online]. 2025, vol.31, e25022.  Epub June 03, 2025. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320250022.

Exu é movimento, encruzilhada, transgressão, imanência, destruição e criação. Ele ultrapassa todas as muralhas, pois desterritorializa para se reinventar. Sendo assim, por ser o orixá das forças de Olorun, desenvolvemos uma tessitura de contraste, unindo a Pedagogia das Encruzilhadas à educação matemática em uma construção epistemológica. Para isso, fazemos as aproximações teóricas entre os autores Luiz Rufino, Antônio Bispo dos Santos e Ubiratan D’Ambrosio, a fim de problematizar a possibilidade de uma educação matemática decolonial que permita o acesso e a divulgação de outros conhecimentos. Nesse sentido, a Pedagogia de Exu se torna o fundamento das proposições teóricas acerca de uma educação matemática antirracista, emergente e subversiva, que incorpore o orixá como signo de combate à violência política, ética e epistêmica, ressurgindo como possibilidades ontológicas, éticas e de respeito às matrizes afro-religiosas.

Keywords : Educação matemática; Cultura afro -brasileira; Relações raciais; Decolonialismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )