SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Cadências escolares, ritmos docentesTempos de infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista (1892-1933) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702

Resumen

GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A riqueza do tempo perdido. Educ. Pesqui. [online]. 1999, vol.25, n.02, pp.109-125. ISSN 1517-9702.

Este artigo apresenta análises produzidas a partir de investigação etnográfica realizada em uma escola pública de ensino fundamental, localizada na periferia de Curitiba (PR). O material empírico foi obtido a partir de observações realizadas durante um período de treze meses em uma sala de aula de terceira série, de entrevistas realizadas com a professora e com os alunos, e pelo exame de documentos. O foco recai sobre as práticas de uma professora bem sucedida e sobre a organização do tempo na sala de aula. As análises foram desenvolvidas a partir de três categorias: distribuição do tempo, momento oportuno e ritmo. Os resultados do estudo permitiram ampliar a compreensão sobre as relações entre o tempo escolar, o ensino e a avaliação. Indicam a necessidade de se pensar a temporalidade da sala de aula a partir de duas dimensões - chronos e kairós - que, no caso em estudo, se coordenam e se ajustam na situação de ensino, abrindo espaço para uma estratégia de trabalho que privilegia o atendimento individual aos alunos; e mostram, também, formas de uso do tempo que se apresentam como significativos espaços de produção de relações no cotidiano escolar.

Palabras clave : Tempo Escolar; Etnografia; Práticas Escolares; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )