SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Psicologia moral e educação: para além de crianças "boazinhas"Para um estudo psicológico das virtudes morais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702

Resumen

ARAUJO, Ulisses F.. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educ. Pesqui. [online]. 2000, vol.26, n.02, pp.91-107. ISSN 1517-9702.

Este artigo propõe-se a discutir as relações entre moralidade, democracia e educação na perspectiva do pensamento complexo, apontando caminhos e propostas para sua efetiva implementação no cotidiano educacional, com a convicção de que esse é um imperativo das novas demandas sociais para a escola contemporânea. Entendendo que um dos objetivos da educação é o da formação ética, o autor propõe ações intencionais para que a escola propicie aos sujeitos da educação os instrumentos necessários à construção de suas competências cognitivas, afetivas, culturais e orgânicas, dando-lhes condições de agir moralmente no mundo. Nesse sentido, são identificados e discutidos sete aspectos da realidade escolar que impedem ou contribuem para a democratização da escola e que devem ser compreendidos a partir do paradigma da complexidade: os conteúdos escolares, a metodologia das aulas, a natureza das relações interpessoais, os valores, a auto-estima e o auto-conhecimento dos membros da comunidade escolar, assim como os processos de gestão escolar.

Palabras clave : Moral; Democracia Escolar; Personalidade Moral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )