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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

AZANHA, José Mario Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista. Educ. Pesqui. [online]. 2004, vol.30, n.02, pp.335-344. ISSN 1517-9702.

Partindo do reconhecimento de que o termo “democracia” pode prestaras a todo tipo de propaganda ideológica, há muita dificuldade em esclarecer a noção derivada de ensino democrático. Para contornar esse obstáculo, o A. distingue entre a propaganda e a ação democratizadora, atendo-se ao exame da segunda. Neste sentido analisa alguns esforços de democratização do ensino no Estado de São Paulo, através dos seguintes episódios: Reforma Sampaio Dória (1920); expansão da matrícula no ensino ginasial (1967-1969) e tentativa de renovação pedagógica proposta pelos Ginásios Vocacionais. Nessa análise procura também distinguir entre a idéia de democratização do ensino como prática de liberdade e como expansão de oportunidades a todos, procurando mostrar como no primeiro sentido pode haver uma degradação, em termos pedagógicos, da idéia de democracia política.

Palavras-chave : Democratização do Ensino; Ensino Secundário.

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