SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o métodoLeitura em língua estrangeira: entre o ensino médio e o vestibular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

BELINTANE, Claudemir. Leitura e alfabetização no Brasil: uma busca para além da polarização. Educ. Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.02, pp.261-277. ISSN 1517-9702.

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino de leitura e a alfabetização no Brasil, tomando como ponto de partida os confrontos contemporâneos entre os chamados ‘métodos’ e ‘metodologias’ ou ainda ‘linhas’, ‘filosofias’, ‘teorias’ de alfabetização e de leitura. Situa sua argumentação a partir de alguns embates e algumas preocupações que vêm ocorrendo nesse campo do ensino nesta primeira década do milênio e, como exemplo, analisa um documento publicado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, intitulado “Relatório final do grupo de trabalho; Alfabetização infantil: os novos caminhos”, (Brasília, 2003). Toma essa análise como uma referência para discutir a relação entre a produção científica no campo do ensino da leitura e da alfabetização e seus efeitos no ensino público. No final do texto, o autor evidencia sua perspectiva de pesquisa e expõe algumas sugestões específicas para a abordagem da alfabetização e do ensino da leitura no Brasil, enfatizando as singularidades da escola brasileira em que a oralidade desde que vista a partir de suas possibilidades autênticas de uso pode desempenhar um papel fundamental no ensino e na aprendizagem da leitura. Conclui afirmando que a política, muitas vezes, assume este ou aquele método como forma de fugir da responsabilidade mais complexa, que é a de assumir a alfabetização como prioridade absoluta do Estado.

Palavras-chave : Alfabetização; Leitura; Letramento; Oralidade; Métodos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )