SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formaçãoA face pedagógica de Eros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

RIOLFI, Claudia Rosa  e  ALAMINOS, Cláudia. Os pontos de virada na formação do professor universitário: um estudo sobre o mecanismo da identificação. Educ. Pesqui. [online]. 2007, vol.33, n.02, pp.297-310. ISSN 1517-9702.

O presente artigo tem como objeto a formação do professor universitário. Volta-se para a elucidação das seguintes questões: a) os avanços para a compreensão da natureza do percurso a ser trilhado para que se instale, no professor universitário em formação, um desejo que encontre seu norte no ato de ensinar que são possíveis de se levar em consideração, ao tomar em consideração a psicanálise lacaniana; e b) a configuração dos pontos de virada por meio dos quais um sujeito em formação vem a construir um lugar singular de onde possa criar um trabalho próprio de professor universitário. Postula a necessidade do ultrapassamento do que estamos chamando de pontos de virada para que aquele que está em um percurso de formação, para se tornar professor universitário, possa vir a criar um espaço próprio para o exercício da docência, fundando, portanto, a possibilidade da re-invenção de um si próprio. Para tal fim, estamos recorrendo ao conceito de identificação - tal qual é visto na psicanálise de orientação lacaniana - para elucidar a experiência decorrida no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), ao longo de 2005, em duas disciplinas (cujos alunos são prioritariamente oriundos da graduação em Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), que têm a carga horária de 120 horas cada uma (60 em sala de aula e 60 de estágio supervisionado).

Palavras-chave : Formação do Professor Universitário; Singularidade; Identificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )