SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Os sentidos de natureza na formação e na prática científicaNem toda pessoa cega lê em Braille nem toda pessoa surda se comunica em língua de sinais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

VIEIRA, Renata de Almeida  e  MACIEL, Lizete Shizue Bomura. Fonte investigadora em Educação: registros do banco de teses da CAPES. Educ. Pesqui. [online]. 2007, vol.33, n.02, pp.353-367. ISSN 1517-9702.

Apresenta-se neste artigo o resultado de uma investigação realizada no Banco de Teses CAPES - Resumos, banco de dados multidisciplinar disponibilizado via internet pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Ao congregar informações básicas de pesquisas de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - das diversas áreas e subáreas do conhecimento humano, desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior - IES - públicas e particulares de todo o território nacional e defendidas a partir de 1987, esse banco, por meio de resumos, constitui-se em uma fonte de pesquisa abrangente, bem como em um instrumento relevante de divulgação do conhecimento científico brasileiro. Considerada tal abrangência e relevância, ao perceber em consulta às suas bases algumas incongruências nos dados recuperados pelo sistema, bem como falta de informações senão importantes, mas efetivamente necessárias àqueles que pesquisam ou buscam informações preliminares de estudos, efetuou-se uma investigação exploratória em uma amostra de seus registros, a qual se pautou em pesquisa documental e foi iniciada por meio da palavra-chave preconceito. Fruto dessa exploração é o presente ensaio, que tem por objetivo apresentar um panorama das constatações feitas acerca do aspecto formal dos registros e das estrutura dos resumos constantes nesse banco. Objetiva-se, também, marcar a importância de se realizar estudos que contribuam para o fomento de um debate crítico-reflexivo que implique ações resolutivas dos problemas constatados.

Palavras-chave : Banco de Teses CAPES; Fonte de Pesquisa; Resumo; Estrutura dos Resumos; Preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )