SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Como se posicionam os professores perante a existência e utilização de jardins zoológicos e parques afins? Resultados de uma investigaçãoA pedagogia científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

BENITES, Larissa Cerignoni  e  SOUZA NETO, Samuel de. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de educação física. Educ. Pesqui. [online]. 2008, vol.34, n.02, pp.343-360. ISSN 1517-9702.

Os processos históricos que permeiam as diretrizes curriculares possibilitaram enxergar quais são as idéias e as preocupações para com a formação de professores no âmbito da Educação Física. Dentro desse contexto, o objetivo foi averiguar, nas políticas públicas de formação de professor dessa disciplina, como ocorreu o processo de qualificação e certificação, buscando entender as justificativas que orientaram a regulamentação dos normativos legais de 1939 a 2004. Portanto, trata-se de um estudo descritivo, de análise qualitativa, tendo como fonte primária as Diretrizes Curriculares veiculada pela imprensa oficial. As novas Diretrizes Curriculares (Resoluções CNE/CP 01/2002, 02/2002 e 7/2004) apontaram perspectivas na formação de um professor mais qualificado para o seu campo de atuação, priorizando a questão da dimensão política da profissão, das competências e do corpo de conhecimento da área. Embora haja progressos em relação aos normativos anteriores, chama-se atenção para a necessidade de que as propostas em construção façam a mediação entre a proposta atual, o percurso histórico do próprio curso e a relação teoria-prática, visando o equilíbrio na formação. A proposta das novas diretrizes não deixa de evidenciar avanços significativos no horizonte da profissionalidade docente e da identidade profissional docente. Da mesma forma, para o leitor ou estudioso atento, não deixa de causar preocupação o excesso de competências técnicas colocadas, passando-se a impressão de que agora o que vale é o primado do “saber fazer”.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Física; Diretrizes Curriculares; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )