SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Os métodos quantitativos no ensino superior: uma tipologia de representaçõesPossibilidades do ensino médio Integrado diante do financiamento público da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

PEZZI, Silvana  e  STEIL, Andrea Valéria. Análise do processo de exame de grau na pós-graduação stricto sensu. Educ. Pesqui. [online]. 2009, vol.35, n.01, pp.33-50. ISSN 1517-9702.

O artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento das discussões acerca da qualidade da pós-graduação stricto sensu no âmbito nacional, a partir de um de seus elementos constituintes: o exame de grau. O exame de grau é discutido de forma teórica, por meio da análise sistematizada de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas com o tema. Primeiramente, são discutidos os propósitos de mestrados e doutorados, analisados os objetivos dos exames de grau, investigados os procedimentos e os critérios adotados na avaliação dos exames de grau, apontando seus pontos de vulnerabilidade. A seguir, sistematizam-se e analisam-se as variáveis relacionadas à subjetividade dos elementos decisórios de cada examinador e as influências externas às quais a banca está envolta. Em sua conclusão, ressalta-se o alto nível de heterogeneidade associado ao conhecimento e à percepção dos padrões esperados para a formação de um mestre e um doutor, que influencia sistemicamente no processo de exame de grau. Por fim, os temas sugeridos para a continuação da pesquisa visam buscar maior consistência nos procedimentos de avaliação dos exames de grau e uma avaliação mais equitativa do pós-graduando, contribuindo para a qualidade da pós-graduação stricto sensu.

Palavras-chave : Exame de Grau; Mestrado; Doutorado; Pós-Graduação; Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )