SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Profissão docente: uma instituição psicossocialTravessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na dança e na educação: o círculo como princípio. Educ. Pesqui. [online]. 2009, vol.35, n.01, pp.177-193. ISSN 1517-9702.

Articulando dança e educação, este artigo fala de possibilidades. Tomando os processos educativo-formativos de educadores como foco mobilizador, apresenta e discute conteúdos fertilizados no contexto de uma pesquisa de doutorado, realizada com diferentes grupos de educadoras e desenvolvida por meio de “encontros para dançar em roda”. Na relação constituída entre a experiência com uma específica forma de dança - a dança circular -, e a reflexão sobre a formação de professores, foram identificados alguns núcleos temáticos para a análise. Entre eles, destaca-se a necessidade de contemplar, na jornada de formação, a dimensão estética, cultivando o “ser sensível” presente-escondido no adulto-educador. Considera-se, pois, a implicação de propostas que contribuam para a construção de processos educativos mais inteiros, reaproximando razão e emoção, cognição e afeto. No desenvolvimento da referida pesquisa, o estudo sobre a simbologia do círculo revelou-se essencial e, no presente artigo, configura o eixo central da discussão. São propriedades simbólicas do círculo a perfeição e a ausência de distinção ou divisão. Sua imagem evoca equilíbrio, totalidade, integração de diferenças, interdependência. Roda, círculo, mandala: não é uma bela imagem para a prática educativa? O círculo dançante: não seria uma oportunidade para o aprendizado da circularidade na educação? Perpassando tais questões que envolvem a potencialidade do símbolo, propõe-se uma discussão sobre a necessária circularidade dos processos educativos.

Palavras-chave : Dança e Educação; Danças Circulares; Formação de Professores; Círculo-Simbologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )