SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01A invenção do Emílio como conjectura: opção metodológica da escrita de RousseauAportes feministas a la Educación popular: entradas para repensar pedagógicamente la popularización de la ciencia y la tecnologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

BRANDAO, Zaia. Operando com conceitos: com e para além de Bourdieu. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.01, pp.227-241. ISSN 1517-9702.

O objetivo principal do artigo é destacar a importância de operar com conceitos, aceitando os desafios postos pela realidade empírica. Para isso, foi tomado como referência o material empírico produzido pelas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação - SOCED/PUC-Rio. Bourdieu, em várias ocasiões, questionou a leitura meramente teórica de seus conceitos. “Pôr em jogo as coisas teóricas” foi a recomendação do autor em várias ocasiões. Neste texto, buscamos exemplificar os desdobramentos da experiência de operar com os conceitos desse pesquisador, focalizando dois aspectos principais: as condições de transformação do habitus; e os contornos empíricos do capital cultural entre elites escolares estudadas em instituições de prestígio do Rio de Janeiro. No caso do estudo do capital cultural, ficou evidente a proposta dele de trabalhar “com e contra os autores”. Em que pese o valor da obra desse autor da Sociologia da Educação, o delineamento empírico do capital cultural, em sua vasta obra, é credor da realidade francesa nas décadas em que desenvolveu suas pesquisas. Para operar com o conceito de capital cultural de forma adequada aos desafios empíricos que enfrentamos, recorremos a autores que tematizaram as transformações no campo cultural para além da perspectiva das fronteiras entre a alta cultura e cultura popular analisadas por Bourdieu.

Palavras-chave : Habitus; Capital Cultural; Transformações; Práticas Culturais; Elites Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )