SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicaçãoEnsinar a escrever no ensino médio: cadê a dissertação? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

ZANCHETTA JUNIOR, Juvenal. Circulação de textos midiáticos entre alunos de escola pública básica. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.01, pp.297-310. ISSN 1517-9702.

O texto descreve características da leitura de temas midiáticos por alunos da escola pública básica do estado de São Paulo, delineadas a partir de observação sistemática da circulação de textos de imprensa no cotidiano escolar. Ao longo de dois anos letivos, em trabalho realizado com grupos de alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas periféricas de município localizado no interior do estado, foram acompanhados os relatos dos estudantes acerca da apropriação feita por eles de informações midiáticas, obtidas em meios de comunicação diversos, com destaque para o jornal impresso. Durante o período pesquisado, entrevistas individuais e coletivas e textos produzidos pelos alunos foram utilizados como ponto de partida para a análise. Entre os aspectos destacados a partir do contato com os meios de comunicação, está o assentamento da informação de imprensa na escola, mas com repercussão fragmentada, não integrada ao cotidiano pedagógico e circunstancial na vida dos alunos. Os temas que recebem maior atenção circulam pela televisão, mediados pela família ou pelos pares, mas não pelo professor. Uma proposta de análise desses dados é seguida de sugestões concretas para o tratamento de suportes, textos e temas midiatizados na escola, considerando os recursos disponíveis e o contexto da escola tal como ela se mostra nos dias de hoje.

Keywords : Leitura; Aluno; Texto; Mídia; Escola Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )