SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Ensinar a escrever no ensino médio: cadê a dissertação?Violência em meio escolar: fatos e representações na produção da realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

PIMENTEL, Anderson Magno da Silva  e  MONTEIRO, Dawson de Barros. O professor de filosofia: limites e possibilidades, dinâmica e problematização do ensino-aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.01, pp.325-338. ISSN 1517-9702.

A temática do presente texto versa sobre limites e possibilidades do professor de filosofia na relação ensino-aprendizagem desenvolvida nas salas de aula. Localizando os elementos fundamentais ao processo pedagógico - tais como o ensino, o papel do professor, a experiência filosófica e o sentido pedagógico de reaprender o aprendido -, o contexto pedagógico é pensado nos seus agentes e no objetivo a ser alcançado: o conhecimento que permite a integração de saberes. Recorrendo à contribuição do pensamento de Hannah Arendt no que corresponde ao esclarecimento de uma das várias questões da crise da educação, que segundo a autora é a quebra da autoridade do professor, faz-se o resgate do papel fundamental do docente no jogo ensino-aprendizagem. Tal resgate torna-se possível quando a prática docente é repensada nos termos próprios de sua fundamentação e perspectiva mais abrangente: a formação humana. Ao longo do texto, as propostas pedagógicas de pensadores da educação para o ensino de filosofia em turmas de ensino médio contribuem para a compreensão das perspectivas lançadas na abordagem do tema. Elementos como aprendizagem, conteúdo, ensino, processo educativo são retomados de modo que favoreçam a apreensão do sentido verdadeiramente filosófico da disciplina filosofia. Imprescindível para tal acontecimento é a experiência, que não se caracteriza empiricamente, mas no modo pela qual busca contribuir para o desenvolvimento do modo de conceber e desenvolver a docência de filosofia, da mesma forma que tem por intenção permitir o florescimento de novas formas de aprendizagem como proporcionadora de uma verdadeira experiência filosófica.

Palavras-chave : Limites; Possibilidades; Filosofia; Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )