SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03El componente liderazgo en la validación de un modelo de gestión escolar hacia la calidadNatalidade e amor mundi: sobre a relação entre educação e política em Hannah Arendt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

SOUZA, Nadia Aparecida de  e  BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.03, pp.795-810. ISSN 1517-9702.

Tendo a avaliação formativa como pano de fundo e a aprendizagem significativa como horizonte possível, o texto intenta evidenciar o mapa conceitual como ferramenta particularmente relevante às intenções formativas, porque favorável à regulação do ensino e à autorregulação da aprendizagem e pertinente enquanto estratégia de ensino/aprendizagem. Revisitar o referencial teórico relativo à temática favoreceu: (a) contemplar a utilidade do mapa conceitual - empreendido enquanto estratégia de ensino e/ou avaliação - sob diferentes perspectivas: a daquele que ensina/avalia e a daquele que aprende/é avaliado; (b) aquilatar o quanto se valer dos mapas conceituais é criar alternativas para a organização do conhecimento, pela promoção de experiências educativas que incitem não somente a reflexão, a busca de compreensão e o processamento profundo da informação, mas também o desenvolvimento da autorregulação, da meta cognição e do aprender a aprender; (c) repensar a importância dos meios utilizados para avaliar a aprendizagem, que não podem ser quaisquer meios, mas aqueles que favoreçam uma percepção clara das aprendizagens edificadas e daquelas ainda em curso, orientando e viabilizando ações de superação; e, (d) conferir novo sentido à tarefa de ensinar a aprender, compreendida como auxílio permanente na elaboração do saber, pelo desvelamento das razões que subjazem às dificuldades a serem superadas.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Mapa Conceitual; Autorregulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )