SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 númeroNUMEROESPECIALGovernança e governamentalidade: relação e relevância de dois conceitos científico-sociais proeminentes na educação comparadaA educação na ‘Constelação pós-nacional’: o enfraquecimento da legitimação e do controle democrático, “expertocrático” e ético-profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

AMARAL, Marcelo Parreira do. Política pública educacional e sua dimensão internacional: abordagens teóricas. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.numeroespecial, pp.39-54. ISSN 1517-9702.

A dimensão internacional das políticas públicas de educação tem sido bastante discutida nos últimos anos. Este artigo argumenta que as atividades dos agentes internacionais no domínio das políticas da educação não podem ser compreendidas inteira e exclusivamente a partir da perspectiva nacional e, por isso, devem ser estudadas em um nível distinto de análise. Questionando como melhor conceituar teoricamente esse campo de estudo, o artigo apresenta três abordagens teóricas: neoinstitucionalismo/ isomorfia, externalização e teoria do regime internacional. O foco dessa contribuição está centrado na análise da política internacional da educação a partir do último conceito indicado.

Palavras-chave : Política Educacional; Organismos Internacionais; Neoinstitucionalismo; Externalização; Teoria do Regime Internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )