SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 númeroNUMEROESPECIALTransversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e culturaTexto e dialogismo no estudo da memória coletiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702

Resumen

OLIVEIRA, Marta Kohl de  y  REGO, Teresa Cristina. Contribuições da perspectiva histórico-cultural de Luria para a pesquisa contemporânea. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.numeroespecial, pp.105-119. ISSN 1517-9702.

Este ensaio procura explorar a fecundidade dos postulados de Alexander Romanovich Luria para a pesquisa contemporânea. Especificamente, busca explicitar o vigor das premissas, das ideias e dos procedimentos investigativos adotados em seus estudos sobre os processos mentais em sua relação com a cultura ao longo de quase seis décadas de atividade. As contribuições da abordagem luriana são ilustradas por meio da apresentação de algumas de suas pesquisas realizadas ao longo do século passado. Foi salientado o caráter promissor dessa abordagem para a investigação do desenvolvimento humano, pois ela permite compreender os fenômenos em sua complexidade, a necessidade de criação de instrumentos e procedimentos de pesquisa capazes de assegurar essa compreensão, assim como o papel ativo do pesquisador na formulação de perguntas e na condução das pesquisas empíricas. A apresentação e análise de traços representativos dos diversos temas explorados pelo autor revelam um pesquisador obstinado em compreender o complexo processo de constituição humana por meio da fecunda combinação de investigações sobre o enraizamento biológico do funcionamento psicológico e sobre a constituição histórica do psiquismo humano.

Palabras clave : Luria; Pesquisa Qualitativa; Psicologia Histórico-Cultural; Neuropsicologia; Cultura e Pensamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )