SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 númeroNUMEROESPECIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

CONNELL, Raewyn. Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da qualidade e do profissionalismo. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.numeroespecial, pp.163-182. ISSN 1517-9702.

Ideias sobre o que caracteriza um “bom professor” são importantes para se possa refletir a respeito da reforma educacional, e elas têm ganhado destaque recentemente. Essas ideias são controversas e estão abertas a mudanças. A primeira parte deste artigo examina modelos do que é considerado um “bom professor” na Austrália, desde os bons servidores da era colonial, passando pelo ideal do professor erudito autônomo, até as atuais listas de competências dos docentes. A segunda parte examina mais detalhadamente o modo pelo qual as autoridades responsáveis pelo registro e credenciamento de professores, em governos neoliberais, definem um “bom professor”. A terceira parte oferece propostas para uma nova compreensão do conceito de “bom professor”, baseadas no entendimento do processo de trabalho e da dinâmica ocupacional do ensino, na estrutura intelectual dos estudos sobre a Educação e na própria lógica da educação como um todo.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Ensino de Qualidade; Profissionalismo; Neoliberais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )