SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03"Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel FoucaultA escrita como modo de vida: conexões e desdobramentos educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702

Resumen

PEREIRA, Marcos Villela  y  RATTO, Cleber Gibbon. O elogio de si e a desmedida antropologização das ciências humanas. Educ. Pesqui. [online]. 2011, vol.37, n.03, pp.629-639. ISSN 1517-9702.

Este trabalho faz a crítica filosófica a um certo modo de antropologização nas ciências humanas. O humano não é um dado natural de determinação biológica no campo das ciências. Diferente disso, o específico do conhecimento no campo das humanidades é o resultado de um processo de antropologização que fez do homem sujeito com consciência epistemológica. Por isso, o homem, figura de proa da modernidade, é esse duplo empírico-transcendental que, dobrado sobre si mesmo, produz um regime próprio de saber. Conhecimento de si, portanto, passou a ser a grande matriz dos saberes das humanidades na proporção equivalente em que a metafísica se transfigurou em metafísica da subjetividade e a linguagem ganhou prestígio ontológico. Ao lado disso, ergueu-se boa parte dos projetos de crítica à ciência clássica, dando lugar de destaque à linguagem como fabricante de realidade. Chegou-se a falar de um giro linguístico, argumento primeiro de crítica às metanarrativas e apologia dos regimes fragmentários e relativistas de verdade. Ainda assim, assumir que a verdade é um efeito discursivo e que a realidade por si mesma é resultado de uma produção não é o bastante. Importa também colocar em exame este regime que fez da linguagem a expressão do conhecimento e da consciência do mundo. O homem tornou-se a medida do conhecimento.

Palabras clave : Ciências Humanas; Subjetividade; Antropologia; Linguagem; Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )