SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue02Remuneração de professores no Brasil: um olhar a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

GOMES, A. Rui; PACHECO, Rute; SILVA, Maria  and  PEIXOTO, Ana. Stress ocupacional e alteração do Estatuto da Carreira Docente Português. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.02, pp.357-371. ISSN 1517-9702.

Este estudo foi realizado com 1.162 professores e teve como objetivo analisar a experiência de stress e a síndrome de burnout antes e após a alteração do Estatuto da Carreira Docente em Portugal. Assim, foram efetuadas duas avaliações em momentos temporais distintos, assumindo-se um plano transversal de recolha de dados (2004/2005, n=689; 2008/2009, n=473). O protocolo de avaliação incluiu medidas de fontes de stress e de burnout. Os resultados indicaram que a experiência de stress e de burnout aumentou entre as duas avaliações. Foram encontrados, em 2008/2009, níveis mais altos em áreas relacionadas com pressões de tempo, excesso de trabalho e trabalho burocrático e administrativo; inversamente, houve diminuições em áreas relacionadas com as diferentes capacidades e motivações dos alunos. Quanto à predição da síndrome de burnout, não se verificaram alterações substanciais nas variáveis preditoras nos dois momentos. Em síntese, os resultados indicaram aumentos nas exigências profissionais dos professores, mas não se pode afirmar que tal se deva às alterações do Estatuto da Carreira Docente, uma vez que não observámos alterações no stress associado à carreira docente.

Keywords : Stress; Burnout; Professores; Estatuto da Carreira Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )