SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02As formações imaginárias e seus efeitos de sentido no ensino e na aprendizagem de criação publicitáriaA educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702

Resumen

GOMES, Maria Margarida; SELLES, Sandra Escovedo  y  LOPES, Alice Casimiro. Currículo de ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educ. Pesqui. [online]. 2013, vol.39, n.02, pp.477-492. ISSN 1517-9702.

O estudo focaliza aspectos relacionados aos conteúdos de ensino presentes em livros didáticos de Ciências no período entre as décadas de 1970 e 2000. A partir de questões que buscam compreender como vem se dando sócio-historicamente a valorização dos conhecimentos ecológicos nos currículos dessa disciplina, a análise prioriza as relações estabelecidas entre tais conhecimentos e outras temáticas também ensinadas. Para tanto, os conteúdos de ecologia selecionados para ensino são considerados resultantes de aspectos relativos à produção científica da ecologia biológica, ao ensino de Ciências, ao campo educacional e aos movimentos ambientais. Assim, com a finalidade de compreender a inserção de conhecimentos ecológicos nos currículos brasileiros de Ciências, identificam-se enfoques curriculares articulados às seleções de conteúdos de ensino e investigam-se as relações estabelecidas entre esses conhecimentos e outras temáticas dessa disciplina escolar em livros didáticos destinados ao ensino fundamental. Com base principalmente nas discussões de Ivor Goodson, evidencia-se a trajetória sócio-histórica dos currículos de Ciências por uma relação interdependente entre padrões de estabilidade e de mudança. Argumenta-se que os conteúdos de ecologia são introduzidos, causando mudança, na medida em que se inserem num padrão de estabilidade. Nessa perspectiva, tais materiais são tratados como fontes históricas importantes para entender a produção curricular escolar desenvolvida no período em questão.

Palabras clave : Currículo de Ciências; História das Disciplinas Escolares; Enfoques Curriculares; Estabilidade Curricular; Mudança Curricular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )