SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na açãoRazão, sentido e formação a partir de um diálogo entre Benjamin e Habermas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

SOUZA, Gizele de; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos  e  BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. O arquivo público paranaense: possibilidades para a pesquisa em história da educação no período provincial. Educ. Pesqui. [online]. 2013, vol.39, n.03, pp.627-643. ISSN 1517-9702.

Este artigo trata a respeito da relação do historiador da educação com os arquivos, das possibilidades de pesquisa e tensões que os acervos produzem na imbricada relação com o pesquisador e das potencialidades do acervo do Departamento de Arquivo Público do Paraná (DEAP-PR). Examina o arquivo quanto aos instrumentos de pesquisa disponíveis - os fundos arquivísticos que contêm documentação referente à instrução pública no Paraná província -, aos conteúdos e tipos de fontes que podem ser encontrados nos respectivos fundos e a relevância desse acervo para a escrita da história da educação no século XIX. O objetivo do estudo é analisar os fundos documentais do arquivo, tomando-o como ferramenta fecunda para o trabalho de pesquisa em história da educação, em especial no que se refere às investigações acerca da instrução pública no período provincial. Metodologicamente, o trabalho realizado foi o de mapear no acervo do DEAP-PR as possibilidades de pesquisa sobre instrução nos diversos fundos documentais presentes no arquivo, agregá-los e apontar, diante da natureza e características das fontes empíricas reunidas, o potencial analítico. Para dar conta dos propósitos firmados, o texto dialoga com referências no campo da história e história da educação e apresenta, como resultados, o próprio percurso de organização, a análise dos fundos documentais do arquivo e as possibilidades investigativas para os estudos acerca da instrução pública, em especial, para o período provincial.

Palavras-chave : Arquivo Público Paranaense; Instrução Pública; Império.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )