SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue03O arquivo público paranaense: possibilidades para a pesquisa em história da educação no período provincial(In)Justiça escolar: estaria em xeque a concepção clássica de democratização da educação? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

FENERICH, Claudia. Razão, sentido e formação a partir de um diálogo entre Benjamin e Habermas. Educ. Pesqui. [online]. 2013, vol.39, n.03, pp.645-658. ISSN 1517-9702.

O artigo aborda o tema da formação sob a perspectiva da filosofia, buscando enfrentar o problema de como conferir-lhe, nas atuais condições sociais e de pensamento, um direcionamento ético, moral e político. Com esse foco, a partir de um diálogo entre os pensamentos de Habermas e de Benjamin estabelecido com base em pesquisa bibliográfica, propõe e encaminha as seguintes questões: é possível formar sem transmitir conteúdos éticos, sem compartilhar experiências de vida?; é possível emancipar-se sem atribuir sentido à existência?; qual é a relação entre a razão e o sentido? Uma dupla hipótese orienta a investigação apresentada: a ética, a moral e a política constituem dimensões fundamentais da vida humana, sem as quais não há parâmetro para a formação; a formação para a emancipação depende de uma experiência da liberdade de pensar, criar, expressar e atribuir sentidos que passa, necessariamente, pela vitalização das possibilidades de comunicação entre aqueles que compartilham práticas de vida. A partir da pesquisa realizada, o artigo conclui que, para favorecer a abertura ao outro e fornecer parâmetros para o julgamento moral, autônomo - atitudes fundamentais para a convivência democrática nas sociedades complexas atuais -, a formação não pode prescindir do processo de transmissão de experiências éticas de vida, ainda que isso seja um grande desafio perante a razão secularizada de que dispomos hoje.

Keywords : Razão; Sentido; Formação; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )