SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

AQUINO, Julio Groppa. Sérgio Niza: um aguerrido pedagogo português. Educ. Pesqui. [online]. 2013, vol.39, n.03, pp.793-809. ISSN 1517-9702.

A entrevista em pauta tem o objetivo principal de dar a conhecer ao público brasileiro informações e reflexões substanciais acerca do Movimento da Escola Moderna - associação portuguesa de autoformação cooperada de professores de todos os graus de ensino, operante em todo o território português desde meados da década de 1970. Para tanto, foi colhido o depoimento de Sérgio Niza, fundador e diretor do Centro de Formação de Professores e da revista Escola Moderna, ambos ligados ao referido Movimento. Os trabalhos editoriais ficaram a cargo do Professor Julio Groppa Aquino, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Por meio do diálogo estabelecido in loco entre entrevistador e entrevistado em setembro de 2012, desponta uma espécie de registro histórico e, ao mesmo tempo, analítico-crítico das questões fulcrais que rondam as práticas escolares desde o retorno da democracia em Portugal, na década de 1970, e que em tantos pontos parecem coincidir com a conjuntura brasileira e suas inflexões características. Tendo o Movimento da Escola Moderna como núcleo temático da entrevista, Sérgio Niza traz à baila a proposta da criação de espaços de gestão coletivo-formativa centrados na reflexão teórico-prática acerca do cotidiano pedagógico, além de oferecer uma apurada avaliação da educação portuguesa nas últimas décadas. Inclui-se, ainda, uma reflexão oportuna sobre a Escola da Ponte (a experiência lusitana mais conhecida entre os brasileiros), assim como lúcidas ponderações sobre o Brasil contemporâneo, conclamando este a “ir muito mais longe” no quesito educacional.

Palavras-chave : Pedagogia Portuguesa; Movimento da Escola Moderna; Profissão Docente; Formação Docente em Serviço.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )