SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue04Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemáticaO desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

OLIVEIRA, Adolfo Samuel de  and  BUENO, Belmira Oliveira. Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores. Educ. Pesqui. [online]. 2013, vol.39, n.04, pp.875-890. ISSN 1517-9702.

O trabalho busca problematizar a implementação do modelo de formação docente prescrito pela legislação educacional brasileira, por meio da análise de um Programa de Educação Continuada, o PEC Formação Universitária Municípios, realizado no Estado de São Paulo entre 2003 e 2004. A pesquisa é de natureza qualitativa. Contou com observações em contextos de ensino on-line e off-line, durante 18 meses, e coleta de materiais de natureza diversa: documentos oficiais, notas de campo, entrevistas, além de trabalhos produzidos pelas alunas-professoras, em especial uma modalidade de trabalho chamada escritas de memórias. O marco teórico fundamenta-se na teoria do habitus de Bourdieu e nas contribuições de seus críticos contemporâneos. Ao investigar os processos formativos inerentes à condição de aluna das docentes, intenta-se analisar as relações entre as situações de aprendizagem observadas ao longo do desenvolvimento do Programa e o modo como foram apropriadas pelas professoras. As análises desenvolvidas permitem afirmar que muitas das reflexões feitas pelas professoras, quando na situação de alunas, tiveram origem em um processo de aprendizagem não previsto e até mesmo ignorado pelo Programa. Esse processo, aqui denominado formação às avessas, colocou em causa o princípio da simetria invertida pelo qual o Programa de Educação Continuada de Formação de Professores (PEC) se orientou e, por conseguinte, alguns dos fundamentos pedagógicos do modelo em análise.

Keywords : Modelo de Formação Docente; Simetria Invertida; Educação Continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )