SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número02Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédioSatisfação e situação profissional: um estudo com professores nos primeiros anos de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

BENCHIMOL, Jaime L.; CERQUEIRA, Roberta C.  e  PAPI, Camilo. Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências. Educ. Pesqui. [online]. 2014, vol.40, n.02, pp.347-364. ISSN 1517-9702.

O presente artigo analisa experiências de História, Ciências, Saúde - Manguinhos, revista editada desde 1994 pela Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz. Tendo como pano de fundo as dificuldades enfrentadas pelos periódicos da área de humanas, discute a trajetória de HCS - Manguinhos até seu ingresso no Portal SciELO, as implicações que isso teve no tocante às rotinas editoriais, ao potencial de veiculação e às perspectivas de internacionalização. Procura situar os editores em meio a correntes de pensamento que manifestam posições convergentes ou contraditórias a respeito: primeiro, dos processos em curso de hierarquização e internacionalização de periódicos científicos brasileiros; segundo, das formas de divulgar seus conteúdos e avaliar seu impacto; e, terceiro, das tendências quantitativistas e produtivistas hoje imperantes no meio acadêmico. Relata dificuldades enfrentadas no esforço para internacionalizar HCS - Manguinhos e analisa os resultados alcançados após o ingresso nas redes sociais, em junho de 2013, fazendo uso de métricas diferentes daquelas há mais tempo instituídas para aferir o impacto de publicações científicas.

Palavras-chave : Periodismo Científico nas Ciências Humanas; Redes Sociais; Altimetrias e Impacto; Gestão Editorial de Periódicos; Internacionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )