SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue02Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiênciasOs licenciados em Portugal: uma tipificação de perfis de inserção profissional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

ALVES, Mariana Gaio; AZEVEDO, Nair Rios  and  GONCALVES, Teresa N. R.. Satisfação e situação profissional: um estudo com professores nos primeiros anos de carreira. Educ. Pesqui. [online]. 2014, vol.40, n.02, pp.365-381. ISSN 1517-9702.

O ingresso em uma profissão e as motivações para a sua escolha, os primeiros anos de carreira e o estatuto da profissão, em especial a docente, têm sido objeto de diversas investigações. Porém, tanto no caso português como no âmbito internacional, a inserção profissional dos professores tem sido negligenciada pelas pesquisas acadêmicas. Assim sendo, neste artigo, propomo-nos a contribuir com o conhecimento do processo de inserção profissional dos docentes de ensino básico e secundário, por meio da análise do grau de satisfação na profissão, dos aspectos mais e menos valorizados no trabalho, bem como da situação profissional em dois períodos, após um ano e depois de cinco anos de conclusão da licenciatura. Consideramos os licenciados em educação em comparação com todos os licenciados das universidades de Lisboa e Nova de Lisboa. Os dados apresentados permitem constatar que, nas dimensões estudadas, não existem diferenças significativas entre os licenciados com relação aos aspectos analisados. Das particularidades do grupo de licenciados em educação que participaram da pesquisa, destacamos: a ligeira saliência que assumem os aspectos altruístas; uma satisfação com a profissão ligeiramente maior; uma tendência à precarização dos vínculos contratuais e uma disposição para auferir em média rendimentos ligeiramente inferiores. Como considerações finais deste artigo, destacamos a necessidade de aprofundamento no estudo do modo como as condições de exercício da profissão influenciam o desenvolvimento dos professores em fase de inserção profissional. Além disso, salientamos a pertinência de que melhores formas de apoiar aprendizagem profissional sejam exploradas, bem como a construção da identidade profissional dos professores em início de carreira.

Keywords : Satisfação Profissional; Inserção Profissional; Valores no Trabalho; Profissão Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )