SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número02Construção de instrumentos teórico-metodológicos para captar a formação de professores10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

FERNANDES, Priscila Correia; MUNFORD, Danusa  e  FERREIRA, Marcia Serra. Sentidos de prática pedagógica na produção brasileira sobre formação inicial de professores de ciências (2000-2010). Educ. Pesqui. [online]. 2014, vol.40, n.02, pp.415-434. ISSN 1517-9702.

No presente trabalho, pretendemos propor um quadro analítico para caracterizar os sentidos de prática construídos no campo de pesquisa da formação de professores, a partir da análise da produção sobre formação de professores de ciências no Brasil. Nossa investigação ancora-se na perspectiva de que o contexto da pesquisa científica sobre formação de professores constrói significados, os quais são reproduzidos e ressignificados nos cotidianos escolares, nos percursos formativos de professores de ciências e licenciandos, nas concepções de sucesso e fracasso da escola. Nosso trabalho, portanto, tem o potencial de contribuir para compreendermos como são estruturadas visões sobre o professor em formação e sobre sua prática. A partir dos modelos de ação propostos por Jürgen Habermas, desenvolvemos uma análise de como o objeto de estudo prática pedagógica é construído nos textos de artigos publicados em periódicos nacionaisQualis A de educação em ciências no período de 2000-2010. Os resultados de nossas análises indicam que há uma tendência a compreender a prática como ação estratégica direcionada ao mundo dos objetos escolares, seus métodos e seus materiais. A prática como ação comunicativa, a qual se direciona à escola como pertencente, simultaneamente, aos mundos objetivo, dramático e das normas, é sensivelmente presente nos devires da prática pedagógica.

Palavras-chave : Formação de Professores; Prática Pedagógica; Categorias de Ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )