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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

MARCHIORI, Patricia Zeni  e  GREEF, Ana Carolina. Atividade de escrita colaborativa: percepção de alunos, princípio cooperativo de Grice e social loafingI. Educ. Pesqui. [online]. 2014, vol.40, n.02, pp.467-482. ISSN 1517-9702.

Este artigo discute a efetividade das adaptações de critérios aplicados às categorias do princípio cooperativo de Grice e a possível ocorrência de social loafing em atividades de escrita colaborativa. Apresenta a concepção de uma atividade desenvolvida em editor wiki de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); as estratégias de envolvimento e sua aplicação junto a duas turmas de alunos de curso superior na área de ciências sociais aplicadas. Analisa os dados e os depoimentos relativos às dificuldades no domínio do editor, a clareza dos critérios de avaliação e a contribuição da experiência ao entendimento de um conceito de trabalho colaborativo. Os resultados da investigação demonstraram indícios de social loafing e de outras perdas de processo e, quanto à efetividade da aplicação dos critérios agregados às categorias do princípio de Grice, verificou-se que esses são efetivos para as contribuições individuais, mas não contemplam sutilezas e dimensões relativas às atividades em colaboração. Conclui-se que a proposta de colaboração não é uma barreira per se, ainda que dificuldades técnicas desestimulem os participantes. Um editor colaborativo que desconsidere a integração imediata entre os envolvidos gera contribuições estanques e acarreta o uso de alternativas externas ao ambiente de trabalho, o que dilui a proposta cooperativa. A divisão das tarefas, as responsabilidades de administração das páginas do editor e a definição de regras para intervenções devem ser explicitadas para que todos os envolvidos estejam seguros e motivados quanto às condições de sua participação. Ao fazer isso, diminuem-se perdas de processo e aumenta-se a efetividade de resposta aos objetivos da experiência de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Trabalho Colaborativo; Aprendizagem; Perdas de Processo; Ambiente Colaborativo de Aprendizagem.

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