SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Olhares epistemológicos e a pesquisa educacional na formação de professores de ciênciasLiteratura y competencia comunicativa: ¿Matrimonio mal avenido? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

ALMEIDA, Sheila Alves de  e  GIORDAN, Marcelo. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educ. Pesqui. [online]. 2014, vol.40, n.4, pp.999-1014. ISSN 1517-9702.  https://doi.org/10.1590/s1517-97022014041219.

Este trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4º ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.

Palavras-chave : Aprendizagem; Discurso; Divulgação Científica; Ensino Fundamental; Relato de Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )