SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Contextualized learning: foundations pedagogical and practicesThe subjective dimension of social inequality: studying life projects of rich and poor young people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SOARES, Tufi Machado; FERNANDES, Neimar da Silva; NOBREGA, Mariana Calife  and  NICOLELLA, Alexandre C.. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.3, pp.757-772. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589.

Este artigo tem como objetivo apontar quais são os principais fatores que influenciam o abandono escolar no ensino médio. Os dados utilizados baseiam-se em uma série histórica construída a partir do levantamento das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) e numa ampla pesquisa realizada no estado de Minas Gerais (MG), a qual culminou na coleta de diversas informações de um total de 3.418 entrevistados (entre alunos cursantes e não-cursantes). Com base nesses dados, estimaram-se modelos de regressão de risco proporcional de Cox, que permitiram identificar a correlação entre fatores intra e extraescolares com o abandono precoce. Outro modelo desenvolvido utilizou as bases de dados da PNAD, em que um modelo logito foi estimado, permitindo verificar a taxa do não abandono na trajetória do ensino médio também para o estado de Minas Gerais. Entre os resultados encontrados, destacam-se alguns fatores expressivos na explicação do abandono, tais como: a dificuldade nas disciplinas, ânsia por uma escola diferente, percepção de melhores oportunidades de trabalho com a continuidade dos estudos e a importância atribuída na escolha à escola.

Keywords : Abandono escolar; Ensino médio; PSAE; PNAD.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )