SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

PIETRI, Emerson de  e  NAGATA, Aline Akemi. Processos migratórios e letramento na era digital globalizada: entrevista com Catherine Vieira. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.3, pp.807-810. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S151797022015410300201.

A temática principal que conduz a entrevista refere os processos de letramento na realidade do mundo globalizado, na era digital. Nessa nova ordem, distinta em muitos aspectos da ordem própria à cultura impressa, constituem-se novas possibilidades de se experienciar o espaço e o tempo, produzindo-se novos modos de interação entre sujeitos em torno dos usos da escrita. Os usos da escrita e as práticas de letramento se desenvolvem assim em contextos cujos limites e fronteiras são redefinidos pelo empoderamento resultante da apropriação, pelos sujeitos que deles participam, de dispositivos do mundo letrado. Os recursos técnicos permitem informar à distância, contrastar perspectivas, redimensionar o conhecimento (de si mesmo) em face da diferença, em face do outro, do estrangeiro; permitem, para o imigrante, compor estratégias de permanência no país de destino, e fornecer, para os que ficaram em seu país de origem, subsídios para o desenvolvimento de novas práticas letradas.

Palavras-chave : Letramento; Migração; Era digital; Globalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )